rinite alérgica

Rinite Alérgica

A rinite é uma das doenças mais comuns existentes. Muitas pessoas com rinite tem sintomas intensos com impacto relevante no sono, escola, trabalho e na qualidade de vida. Na rinite, ocorre uma inflamação da mucosa nasal (tecido que reveste internamente o nariz) que pode ter origem alérgica ou não. Quando a origem é alergia, chamamos de rinite alérgica, e os fatores desencadeantes mais comuns deste tipo de rinite são os ácaros e os polens. Dentre as rinites não alérgicas destacam-se a rinite colinérgica (desencadeada por alterações de temperatura), medicamentosa, as infecciosas e hormonal.

A rinite é frequentemente acompanhada de outros problemas como asma, sinusite e conjuntivite alérgica, um dos motivos pelo qual o paciente com rinite deve fazer uma avaliação global do seu estado de saúde.

sintomas rinite alérgica

Quais são os sintomas?

Os sintomas da Rinite são:

  • Prurido nasal;
  • Crises de espirros;
  • Coceira nos olhos, nariz, garganta e ouvido;
  • Obstrução nasal;
    Coriza.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com base nos sintomas e nos casos de rinite alérgica os testes cutâneos ou de sangue para detecção do anticorpo IgE podem auxiliar na identificação de fatores desencadeantes.

diagnóstico rinite alérgica
rinite alérgica

Qual o tratamento da rinite alérgica?

O primeiro passo é evitar fatores desencadeantes. É importante que o paciente com rinite esteja atento na identificação dos fatores mais relevantes para ele e evitá-los ao máximo.

Medicamentos como anti-histamínicos, corticoides nasais e outros podem ser receitados. É importante nunca fazer uso de medicamentos por conta própria, pois podem agravar o quadro!

Quando os tratamentos convencionais não trazem o alívio e a qualidade de vida esperada, vacinas de alérgenos podem ser utilizadas para induzir um estado de tolerância ao alérgeno e permitir ao paciente um melhor controle dos sintomas.

Por isso, se você sofre com os sintomas da rinite e isso impacta na sua qualidade de vida, consulte com um médico especialista!