Dermatite de Contato
É uma inflamação da pele originada pelo contato entre a pele e uma substância alergênica. Existem diversas substâncias no meio ambiente com potencial de causar dermatites por contato. Existem 2 tipos de dermatite de contato, a irritativa e a alérgica. A dermatite de contato irritativa pode ocorrer em qualquer indivíduo e é causada por agentes irritantes que em altas concentrações rompem a camada lipídica da pele ocasionando as lesões. São exemplos destas substâncias os solventes, álcoois, detergentes e sabonetes. Na dermatite de contato alérgica, o indivíduo precisa estar geneticamente predisposto ao desenvolvimento. Nestes casos, as substâncias, mesmo em baixas concentrações promovem uma resposta alérgica causando inflamação da pele. É importante lembrar que alguns pacientes só irão apresentar sintomas após exposição da pele aos raios ultravioletas (exposição solar), condição denominada dermatite de contato fotoalérgica.
Sintomas da dermatite de contato:
Ocorre uma lesão de pele avermelhada, com descamação e prurido próximos ao local de contato. O quadro abaixo relaciona alguns locais com possíveis agentes causadores:
Xampus, tinturas, loções capilares
Brincos, perfumes, armação óculos
Esmalte, cosméticos, protetor solar, medicamentos tópicos, lâmina de barbear
Esmaltes, batons, instrumentos musicais, pasta de dente, medicamentos para nebulização
Esmaltes, perfumes, golas de roupas, colares, loções de barbear
Medicamentos tópicos, roupas, elásticos, náilon
Desodorantes, roupas, cremes depilatórios, lâminas de barbear
Sabões, detergentes, alimentos, plantas, materiais de trabalho (tintas, cimentos, gasolina, tinturas, canetas
Medicamentos tópicos, roupas, cremes depilatórios
Calçados, cimento, borracha, talcos
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com base no histórico, característica e localização das lesões e realização de testes de contato, como o Prick Test e o Patch Test.
Qual o tratamento?
Basicamente o tratamento é afastar o agente causador da alergia, hidratar a pele para recompor a camada lipídica protetora e uso de cremes com corticosteróides. Lembrando que estes cremes podem ter sérios efeitos colaterais então a orientação médica é fundamental.
Agende uma consulta com um especialista em alergias para ter um diagnóstico e tratamento adequados!